Página InicialQuem Somos?Pastoal ProféticaPastoral Litúrgica

Contactos

Nome

 

Festa Jubilar

Encerramento do Ano Jubilar

22, 23 24 de Maio de 2009

 

 

 

“A Igreja é o Fontanário da Aldeida a que todos acorrem para saciar a sede” Papa João XXIII

 

A Nossa Paróquia e Centro Viveram o Ponto Alto do nosso Ano Jubilar nos dias 22, 23 e 24 de Maio. Contámos com a presença de muitas personalidades, muitos amigos, benfeitores e companheiros desta longa jornada Jubilar.

 

 

Fontanário

Iniciámos as comemorações no dia 22 de Maio de tarde, com a Inauguração do nosso Símbolo Jubilar, um Fontanário representando a celebre frase do Papa João XXIII " A Igreja é o Fontanário da Aldeia onde todos acorrem para saciar a sede".

A Fonte é constituída por 5 Cântaras simbolizando cada Cântara uma década do Centro, que são ligadas por si pela água que vai correndo como fuso temporal. A água derramada em nossos corações, despertando o Amor e a Caridade.

Colocadas numa Mural Irregular, simbolizando que a construção não está acabada, é necessário trabalhar e trabalhar para construir e caminhar aos poucos, mas Edificando.


Tem embutido o símbolo Jubilar, Um Leme como sinal de caminho e de percurso, que traça um rumo e persiste. A Cruz, porque só com Cristo Tudo é possível. O Mundo sinal da grande messe de trabalho que temos à nossa frente. E O nosso Símbolo do Centro Social Paroquial São Vicente de Paulo em forma de chamas que emanam de dentro para fora, do nosso mundo institucional para o mundo exterior.


No chão está gravada a Frase “Por Amor…” o Lema de Vida Sacerdotal do Senhor Cónego Crespo e como este Por Amor o Levou tão Longe…

 

Momentos da inauguração do Fontanário

 

Como segundo momento do dia tivemos a abertura da nossa exposição, A exposição «Traços de um projecto solidário», onde foram revisitados mais de 50 de história dos nossos bairros, da nossa Paróquia e Centro Social, onde cada sector se dedicou a exprimir o que foi para si este Jubileu Paroquial. Uma Exposição Pensada e Orientada Pela Dra. Alexandrina Carvalho, elemento da Direcção, que impressionou a todos pela beleza da decoração e detalhe, uma retrospectiva histórica que passava por diversos movimentos, grupos e valências do Centro e Paróquia, uma exposição que ainda está aberta ao público.

 

A Exposição foi Inaugurada na sua cerimónia de Abertura pela Dra. Maria de Jesus Barroso Soares, uma grande amiga da Obra e em especial do Sr. Cón. Crespo.

 

Abertura da Exposição

 

 

Como momento seguinte tivemos a Conferência "Refletir a Minoria que Somos", com a presença do Dr. Bagão Félix e do Sr. Dom Tomaz Nunes, e introdução do Sr. Cónego Crespo, onde foi reflectida a Solidariedade e a importância das comunidades em prol da Comunidade. O dinamismo das comunidades locais e as respostas que as Instituições Particulares de Solidariedade Social contrariam a "lógica dos subsídios estatais". O Dr. Bagão Félix falou que "o maior adversário da Solidariedade é o Individualismo Excessivo em que o Ser humano se fecha em si mesmo"... Em que "a solidariedade se torna uma têndência mêcanica apresentada pelo Estado". O Dom Tomaz mencionou que a "solidariedade necessita de respostas prontas, não intermitentes que solucionem e apoiem, mas que também eduquem e promovam". Uma resposta muito similiar às dadas neste Centro Social, que centrou a sua actividade pastoral na Caridade, uma Caridade Evangelizadora.

 

Conferência

 

Um Auditório cheio presenciou esta conferência, desde Centro Sociais paroquiais, membros da Pastoral Sócio-Caritativa, orgãos sociais, amigos e benfeitores, todos atentos aos despertar de consciências.

 

 

 

 

“A Caridade Evangelizadora tem Rosto"

 

 

Apresentação do LivroFoi este o tema que seguiu o programa de dia 22, a apresentação do Livro, Escrito pelo Doutor Álvaro Terreiro, Sacerdote e Psicólogo. A Apresentação iniciou-se após a Conferência e tinha como objectivo a "evocação e identidade no tempo" da Obra Social e Paroquial do Centro Social e Paróquia de São Vicente de Paulo, refletindo também a história dos bairros da Liberdade, Serafina e Vila-Ferro, bem como da sua população. A Obra Literária pode ser Adquirida no Centro em diversos pontos (Secretaria; Acolhimento; Recepção do Lar).

 

Após o Porto de Honra Foram os mais Pequeninos que ditaram as Cartas do Jubileu, com a Cantata "Somos o que Somos Pela Graça de Deus", uma retrospectiva teatral, musical e artistica dos 50 anos desta Paróquia e Centro, desde o Padre Maurício e o Dr. Leça da Veiga até ao Presente. Um Total de 100 Artistas, desde os 3 anos aos 90, com participação do Jardim-de-Infância; CATL; Centro Juvenil, CAO, Idosos do Centro de Dia e Lar, Funcionários e o Coro Paroquial. Um grupo Enorme, que primou pela Alegria, simplicidade e gosto pelo canto e teatro. Um Muito Obrigado a Todos os que participaram e que tornaram possível a Cantata.

 

 

Cantata Jubilar

 

 

 

“E a Festa Saiu à Rua..."

 

 

 

Passado o Primeiro dia de Festividades, No Sábado dia 23 a Festa saiu à Rua e foi com muita alegria, cor e divertimento que cada Grupo apresentou o resultado final do seu Ano Lectivo 2008/2009.

 

 

 

 

 

Bênção dos Finalistas

Primeiro foi a Bênção dos Grupos Finalistas desde os Amarelos e Azuis do Jardim-de-Infância até ao 4º Ano do CATL, Três grupos muito especiais não se tratasse de Ano Jubilar. Isso mesmo recordou o Sr. Padre Crespo na sua Homilia, reforçando que as bases da sua Educação foram bebidas aqui no nosso Centro quer no Jardim-de-Infância quer no CATL, bases essas que serão importantes na sua vida futura.

 

 

 

 

Festa da Familia Jubilar

À tarde foi espaço de Alegria e festa com a Apresentação dos Trabalhos dos diversos Grupos: Creche, Jardim-de-Infância; CATL, Idosos, CAO e como sempre contamos com o Encerramento do dia com O Rancho Folclórico da Casa do Conselho de Ponte de Lima.

 

 

 

Mas o dia não estava completo, sem que todos os que tornaram possível esta festa, estas comemorações Jubilares e que diariamente dão a cara e o seu trabalho por este Centro Social, os funcionários, participassem. Assim a Direcção quis celebrar o Jubileu dos Funcionários no Sábado à Noite, como Referenciou o Sr. Presidente da Direcção neste Jantar, O Sr. Padre Crespo, Este é um momento de também os funcionários celebrarem o seu Jubileu, uma retribuição do esforço e do empenho neste Cinquentenário.

 

 

 

Jantar de FuncionáriosMas Também os funcionários tiveram uma palavra a dizer, no fim do Jantar e após se cantarem os parabéns ao Centro pelos seus Cinquenta Anos, o Nosso Director Técnico e Vice-Presidente, Dr. Antero Marques em Nome de todos os Funcionários mencionou uma palavra de profundo agradecimento e de Homenagem ao Sr. Padre Crespo, que conduz os destinos deste Centro por mais de 30 Anos e que "como um Pai zela pelos seus Filhos, Também ele Zela pelos seus Funcionários em todos os aspectos da sua Vida profissional e muitas vezes pessoal...", referindo ainda o apoio que a Dra. Alexandrina Carvalho, membro da Direcção, tem dado nestes anos ao Centro, a "Mão Feminina" por detrás de uma série de Eventos, Projectos e Iniciativas há mais de 20 Anos.

 

 

 

 

“O Domingo... a Verdadeira festa dos Cristãos...” João Paulo II

 

Celebração do Encerramento do Jubileu

 

 

No Domingo dia 24 de Maio encerrámos esta grande jornada Jubilar com a Celebração da Eucarístia presidida pelo Sr. Dom José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, No Domingo da Ascenção do Senhor e presidida pela TVI. Um dos momentos altos de toda esta caminhada Jubilar que já conta com mais de 4 anos.

 

 

 

 

Diácono;  Sr. Cónego Crespo; Dom José Policarpo; Padre Norberto; O Sr. Cardeal referênciou a importância de celebrar um Jubileu Paroquial, sendo esta mesma igreja que inaugurou quando todo o Centro Social ficou completo, lembrou assim as primeiras comunidades cristãs. "Este é um trabalho bem realizado, que segue a linha das primeiras comunidades cristãs" e quem dele primeiro beneficia "são os próprios utentes". Uma Comunidade ao serviço da Caridade, do Amor ao Próximo que o Cristo Ressuscitado nos Ensinou e reforçou nesta sua Ascenção ao Pai. Mencionando que seguirmos "os nossos Projectos é Importante, fundamental, como os Utentes que mesmo não sendo só católicos frequentam este centro, mas no final, no final da Jornada devemos sempre Voltar para junto do Pai."

 

Assembleia de Fieis

 

 

 

Uma Celebração Cheia de Simbolismo e de, como Mencionava o Sr. Cónego Rego, na Transmissão do 8º Dia da TVI no Final da Missa Apelidou de "Uma Mancha Humana Notável".

 

Simbolo do Ofertório - Cinquentenário da Caridade e os seus Dons

 

Foi um Tempo de Graça e De Júbilo, aquele Vivido desde 2005 a 24 de Maio de 2009, um tempo de Reflexão mas também de projecção; de reflectir o passado mas projectar o Futuro. Onde todos, mesmo todos, desde Utentes, Paroquianos, Movimentos da Paróquia, Valências do Centro, Funcionários, Voluntários e População quiseram estar representados nestas Últimas celebrações Jubilares, a Eles e mais uma vez e de um modo muito Particular ao Sr. Cónego Francisco Crespo, que conseguiu que tudo isto fosse possÍvel, um Muito Obrigado e que os próximos 50 continuem cheios desta Caridade Enavelizadora.

 

O Nosso jubileu, foi noticia em diversos Sites, Veja nos Links em Baixo:

 

Agência Ecclesia:

 

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=73266

 

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=73229

 

 

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=59974

 

Junta de Freguesia de Campolide:

 

http://www.jfcampolide.com/news.php?news_id=364

 

 

Video: (Video da 2ª Parte aos 8 Minutos e 28 Segundos)

http://tv.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=1115&e_id=&c_id=8&dif=tv&dataP=2009-05-27

 

 

 

 

 

 

 

 

2009-05-29