Jubileu
Paroquial
“…Santificareis o quinquagésimo ano… O quinquagésimo ano será para vós um jubileu… pois o jubileu vos será sagrado. Nesse ano jubilar, proclamareis um ano de graça ao Senhor… Porque Eu sou o Senhor, vosso Deus…” Levítico 25
É com enorme alegria que podemos anunciar que chegámos ao nosso Jubileu Paroquial. O Caminho não foi fácil, a estrada não estava direita, foi preciso aplanar muitas as vezes a Terra, saltar barreiras, vencer obstáculos, mas a verdade é que em cada obstáculo a mão terna de Maria e o exemplo de São Vicente de Paulo foram para nós consolo e esperança. Celebrámos este dia com Jubilo e oração, iniciando com uma corrente de oração e com uma procissão pelas ruas do bairro terminado com a celebração da eucarístia presidida pelo Sr. Dom Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Tendo a felicidade do nosso Jubileu ser no dia da Anunciação do Senhor, cada Grupo do Centro Social e da Paróquia participou na corrente de oração, uma corrente continua e inquebrável, em que cada um rezou a Maria de acordo com a sua idade, prece e Fé. Cada um projectou e dinamizou o seu momento de oração, dedicando à Mãe o nosso trabalho, o nosso esforço, o nosso dia-a-dia e o nosso agradecimento e Louvor por estes 50 anos da nossa Paróquia...
9.30h - Sala de 1 ano B e Sala 2 anos A (Creche)
10.00h - Sala de 1 ano A e Sala 2 Anos B (Creche)
11.30h - Grupos dos 5 anos (Jardim-de-Infância)
12.00h - CAO
12.30h - Grupos de Oração / Apostolado da Oração
13.30h - Funcionários do Centro Social e Paroquial
15.00h - Centro de Dia e Lar/ Idosos
16.30h - Salas do 3º e 4º Ano (CATL)
17.00h - Salas do 1º e 2º Ano (CATL)
17.30h - Centro Juvenil
18.00h - Comunidade Paroquial, seguida do Canto do Akatistos
Após o Canto do Akatistos, deu-se espaço à oração individual a Maria, mas o dia não terminou aqui. Seguiu-se às 21 horas uma grande procissão - seguida de Celebração Eucarística - pelas ruas dos nossos bairros. Uma procissão que contou com muitos fieis, uma das maiores já realizadas no bairro, após o 25 de Abril. Uma verdadeira expressão exterior de fé e louvor a Maria por estes 50 anos de existência.
À procissão e à eucaristia presidiu o Sr. Dom Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, que realçou o valor das comunidades paroquiais como “fontanário da aldeia a que todos acorrem para matar a sede” Papa João XIII, e a importância da celebrar e expressar a nossa fé como sinal da relação íntima e próxima com Deus.
O Nosso Jubileu continuará com uma Peregrinação Jubilar a Fátima, no dia 18 de Abril e com o Encerramento do Jubileu a 24 de Maio – data dos 50 anos do Centro Social - com inúmeras manifestações culturais, sociais e religiosas, culminado com uma celebração presidida pelo Sr. Cardeal Dom José Policarpo.
Que a graça de Maria, mãe e Amiga, de Jesus seu filho, e o exemplo de S. Vicente de Paulo nos continuem a dar forças para fazer deste Ano Jubilar um mote de Celebração, Compromisso e Fé.
|