A nossa visão da Educação assenta no acto de: “ Ser criança é acreditar em fadas, bruxas e castelos que povoam os nossos sonhos…” A educação da criança é uma questão educacional e também uma questão cultural e social. Assim, educar a criança é uma tarefa de parceria da escola e da família, em comunicação com outras instituições sociais, no meio envolvente. Desde o nascimento que os bebés e as crianças aprendem activamente. Através das relações que estabelecem com as pessoas e das explorações dos materiais do seu mundo imediato.
Na Creche do Centro Social e Paroquial S. Vicente de Paulo, os carinhos, os cuidados e as primeiras aprendizagens flúem da aprendizagem activa por parte da criança e das relações de confiança com os que lhe prestam cuidados. O apoio para esta realidade é dado pelo trabalho em equipa dos adultos responsáveis pela sua educação, num ambiente envolvente com programas e rotinas centrados nas crianças.
Na nossa Creche as crianças, iniciam as suas próprias “viagens de exploração” fora do cobertor até à sala ao lado, guiadas pelo desejo de ver que as pessoas e coisas podem aparecer ao virar da esquina. Contudo, mesmo as crianças mais aventureiras na sua actividade de aprendizagem voltam de tempos a tempos “ à base”, àquele adulto confiante que inspira confiança para se assegurarem de que o conforto e a segurança estão ao seu alcance.
As crianças da nossa Creche à medida que exploram e brincam ganham o sentido se si próprio, estabelecem relações sociais significativas, envolvem-se em representações criativas, descobrem o movimento, criam sistemas de comunicação e linguagem, exploram objectos e constroem os primeiros conceitos de espaço/ tempo/ quantidade e número.
As crianças de tenra idade estão simplesmente a procurar um sentido de si e uma compreensão do resto do mundo. A nossa Creche, funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07:30 horas às 19:00 horas. Fechamos para Férias dos empregados durante o Mês de Agosto. Para as Inscrições na Creche, aceitam-se pré-inscrições durante o ano na Secretaria do Centro. Durante o Mês de Maio fazem-se as renovações de Inscrição e durante o mês de Junho são feitas as novas admissões, sendo comunicadas por escrito aos encarregados de educação. Nas admissões damos primazia a crianças oriundas de famílias sem apoio social e com vínculo laboral. São admitidas crianças para berçário nascidas até 31 de Maio do ano das admissões. Para mais informações sobre a Creche poderá contactar o Assistente Social Antero Marques através do número de telefone 213714700 (Chamada para rede fixa nacional).
|